CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 19 de maio de 2012

Idosos rurais preparam-se para a 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores da Terceira Idade

idosos
Mais de 400 pessoas idosas de todo o país se reunirão em Brasília, entre os dias13 a 15 de junho, na 1ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais. O objetivo do evento é articular a população idosa rural em torno de questões específicas do envelhecimento visando avaliar, debater e formular propostas para a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

O processo de escolha dos delegados e delegadas de base ocorreu de setembro de 2011 a abril de 2012, em 27 plenárias estaduais que reuniu um total de 3.500 trabalhadores e trabalhadoras da terceira idade e idosos rurais.
No primeiro dia da plenária, o pós-doutor em Ciências Sociais, Vicente de Paula Faleiros fará uma análise de conjuntura sobre o envelhecimento brasileiro, suas perspectivas e desafios com enfoque no meio rural. E temas como "Direitos e Políticas Públicas em prol do Envelhecimento Ativo e Saudável no Brasil" e "Envelhecimento e os Desafios: Aposentadoria, Empréstimo Consignado, Violência e Exploração", também estarão em debate durante o evento.
A plenária será palco ainda do lançamento da 3ª. edição da Revista da Terceira Idade da Contag, de noite cultural com comidas típicas e apresentações de danças regionais, e trabalho em grupo para análise, debate e conclusão do Documento Base.
A manhã do dia, 15 de junho, será dedicada ao ato do Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural, que contará com a presença de autoridades. Em seguida, acontecerá a plenária final para aprovar o Documento Base, que será utilizado na construção da Agenda do Envelhecimento Saudável no Brasil.
Já em todos os dias será realizada uma pesquisa da Ouvidoria da Saúde sobre a satisfação dos idosos quanto ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma exposição fotográfico com vários eventos e momentos do trabalho realizado junto à população idosa rural brasileira.
Fonte: Contag