CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 27 de maio de 2012

DIRIGENTES COBRAM DO GOVERNO HABITAÇÃO RURAL E COMBATE À SECA

Dirigentes da CONTAG e das FETAGs estiveram hoje a tarde com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para discutir pontos importantes da Pauta de Reivindicações do 18º Grito da Terra Brasil, que acontecerá daqui a 5 dias em Brasília.
Em diversos momentos da reunião, os dirigentes lembraram o quão prejudicial vem sendo a demora em se publicar a Portaria Interministerial e Ministerial sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – que vem sendo discutida com o governo há quase um ano e já havia sido prometida pela presidenta Dilma Rousseff. Foi colocada em pauta a inclusão dos assentados no PNRH e a questão dos assalariados e assalariadas que trabalham no campo e residem em áreas urbanas. Foram cobradas também a regularização fundiária no Brasil e a construção de cisternas de placa de concreto ao invés das de PVC, que não resistem às condições do semi-árido.
 
A gravidade da seca no nordeste e a urgência em se tomar medidas eficientes para combatê-la também foram destacadas. A CONTAG já vem trabalhando junto a outros ministérios uma política de recursos hídricos para a agricultura familiar como forma de ter um programa real de combate a seca. Entretanto, Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da CONTAG, apontou que a participação do Ministério de Cidades no Grupo também é importante. "É necessário um programa de abastecimento de água e irrigação que permita a sobrevivência do campo durante a seca, além da construção de unidades habitacionais adequadas a essas condições extremas", cobrou Rovaris.
 
O ministro Aguinaldo Ribeiro reconheceu a importância de fazer parte do Grupo de Trabalho no combate a seca. Com relação à regularização fundiária, ele sugeriu que seu ministério trabalhe junto com o da Justiça pois, segundo ele, a maioria dos problemas estão relacionados à falta de assistência jurídica.